sexta-feira, 4 de junho de 2010

Especial Copa 2010

A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. O país tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai, participou também da Copa de 1998, na França.
Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país.
"A FIFA está procurando cumprir todo o processo do país-sede o mais rápido possível e vai montar um escritório na África do Sul no início do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabeça o comitê local.
Em meados de 2008, em virtude dos atrasos nos preparativos com a possibilidade da África do Sul não terminar a tempo as obras necessárias, especulou-se sobre a troca da sede da Copa. Foram cogitadas a Alemanha, que possuía toda a estrutura montada para a Copa do Mundo 2006,além da Espanha e Austrália.
Uma greve foi iniciada pelos operários sul-africanos no dia 8 de julho de 2009. Obras nos estádios, rodovias, ferrovias, aeroportos e hospitais chegaram a ser interrompidas. Os operários pediam algo em torno de 15% de aumento salarial. Os atrasos, que já eram evidentes ficaram mais complicados com a greve.

Grupo A-África do Sul/México/Uruguai/França
Grupo B-Argentina/Nigéria/Coreia do Sul/Grécia
Grupo C-Inglaterra/Estados Unidos/Argélia/Eslovénia
Grupo D-Alemanha/Austrália/Sérvia/Gana
Grupo E-Países Baixos/Dinamarca/Japão/Camarões
Grupo F-Itália/Paraguai/Nova Zelândia/Eslováquia
Grupo G-Brasil/Coreia do Norte/Costa do Marfim/Portugal
Grupo H-Espanha/Suíça/Honduras/Chile

A Rede Globo e a Rede Bandeirantes, que são canais de TV aberta já adquiriram os direitos de transmissão da Copa do Mundo FIFA de 2010. As redes de TV por assinatura SporTV, ESPN Brasil e BandSports, também já adquiriram os direitos de transmissão do evento.

#Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).
#A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a musica remixada Wavin’ Flag do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan, como música tema oficial. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da copa do mundo. A música atualmente já está sendo interpretada em vários idiomas, e o cantor já gravou uma das versões com o artista espanhol David Bisbal. Organizadores do evento incluiram também como outras músicas a ser apresentadas na programação musical do mundial a versão de “Oh África”, do Cantor Senegalês Akon, interpretada juntamente com a cantora Keri Hilson, e também a música "Waka Waka", que será apresentada na cerimônia de abertura pela cantora colombiana Shakira.



Oh Africa...
I know that we have to take it to the goal 'cause everyone's depending on weSee we ain't got nowhere to go but up, it's our destiny
We're choosing the way, we'll do what it takes to get to the top of the highest mountainWe'll do anything, we got to prove ourselves 'cause we know
Oh Africa...
See we'll never be able to forget this day 'cause it's the greatest day of our lifeSee no matter what happens at least we can say "we came, we saw, we tried"
We're choosing nowhere, we'll do what it takes to get to the top of the highest mountainWe'll do anything, we got to prove ourselves 'cause we know
Oh Africa...
This is our time to shine, our time to fly, our time to be inside the skyOur time to soar, our time to saw, the last one in football
Oh Africa...
O processo oferecendo a primeira Copa do Mundo FIFA sob a rotação continental (o processo de girar hospedando a Copa a cada confederação por vez) era a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será o maior evento ostentado neste continente, que como as Olimpíadas, ainda não tinha sido organizado no continente africano. Assim, candidataram-se a África do Sul, o Marrocos, o Egito e a candidatura binacional Líbia-Tunísia.
Em 15 de maio de 2004, em Zurique, Suíça, a África do Sul derrotou Marrocos por 14 votos a 10. O Egito não recebeu nenhum voto e Líbia e Tunísia retiraram-se em 8 de maio de 2004 depois de oferecerem sua junção, que não foi permitida.

FONTE: WIKIPEDIA
O QUADRO ESPECIAL COPA 2010 SERÁ EXIBIDO AS SEXTAS COM BOLETINS DA COPA DURANTE A SEMANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário